JOÃO PEDRO LOPES

NEUROPSICÓLOGO

PERCURSO PROFISSIONAL E ACADÉMICO

  • Licenciatura em Psicologia pela Universidade dos Açores (2009)
  • Mestrado em Neuropsicologia Clínica pelo Instituto Universitário de Ciências da Saúde – Norte (2015)
  • Membro efetivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses (número de cédula – 21363)
  • Estágio em Neuropsicologia Clínica no Centro Hospitalar São João
  • Neuropsicólogo Clínico no Centro de Desenvolvimento Infanto-Juvenil dos Açores (CDIJA)

A MINHA MOTIVAÇÃO

A minha paixão passa pela compreensão do ser humano enquanto ser pleno e homeostático. Compreender os mecanismos cerebrais que levam ao desequilíbrio do ser humano foi o que me levou a aprofundar a área de conhecimento da Neuropsicologia. Ao longo da minha experiência profissional tenho vindo a descobrir que para além da compreensão do ser humano surge uma segunda parte inerente a todo este processo, a empatia como vertente relacional para com o ser humano que serve para a restruturação e orientação que nos leva a reconstruir o caminho para voltar ao estado pleno.
O que me motiva são as pessoas e as suas histórias, o poder que elas carregam potencia o meu trabalho e a minha força de vontade para continuar a investir na minha área profissional. Todas as histórias de vida, de forma única, contribuem para o meu desenvolvimento profissional, bem como para o meu desenvolvimento pessoal onde consigo absorver experiências de vida positivas ou menos boas.
O desejo de ser um bom profissional passa pela necessidade constante de estar sempre a aprender e isto surge ao nível profissional, bem como ao nível do desenvolvimento pessoal, só desta forma é possível continuar a trilhar um percurso que me leva a onde quero chegar.